Ordenamento Institucional e Microeconomia.
A
relação entre a ciência jurídica e a ciência econômica, surge do entrelaçamento
dos elementos essências advindos de ambas, Fato, Valo e Norma, os quais, na
relação entre os indivíduos sociáveis, possibilita, assim, a melhor compreensão
sobre as formas de emprego dos recursos escassos, sua capacidade de influenciar
o cotidiano das pessoas e, posteriormente, inferir sobre o surgimento ou atualização
das normativas sociais coercitivas.
Ordenamento
Institucional tem por finalidade estabelecer um conjunto de normas, em sua
grande maioria, geridos pelo estado, com o intuito de organizar as atividades
econômicas, tendo em vista que as necessidades sociais são ilimitadas e os
recursos para supri-las, por sua vez, são limitados, dessa forma, com a
intenção de organizar as relações, surge o conceito dos sistemas econômicos
fundamentais, tais como: centralizador, puro de marcado e misto, que determinam
o que e como produzir junto à sociedade.
“Instituição
é a forma de pensar do homem” O pensamento subjetivo exposto, denota o
surgimento da instituição tendo por base o fator jurídico, que estabelece
normas para a satisfação de interesses coletivos, ou seja, o homem materializado
na forma do Estado cria mecanismos de manter uma convivência justa entre os
indivíduos na sociedade, haja vista que o comportamento econômico pode instigar
grandes transformações nas relações políticas e jurídicas.
A
microeconomia tem por objetivo analisar profundamente a economia no que diz
respeito ao produto, tudo aquilo que é produzido na sociedade, além de
compreender a recíproca entre as entidades individuais que compõem a economia,
por exemplo, consumidores, empresas e trabalhadores. Os conceitos básicos da
microeconômica são a demanda e a oferta, compreende-se demanda o desejo do
consumidor em possuir o produto, no entanto, o consumidor busca o produto mais
rentável que atenda a sua necessidade, quanto maior o preço menor o consumo, a
oferta, por sua vez, analisa a quantidade de produtos, bens ou serviços, disponíveis
no mercado, custo de produção e recursos disponíveis, quanto maior o preço
maior a quantidade ofertada, afinal, quanto maior a produção maior será o
lucro.



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