Ordenamento Institucional e Microeconomia.

A relação entre a ciência jurídica e a ciência econômica, surge do entrelaçamento dos elementos essências advindos de ambas, Fato, Valo e Norma, os quais, na relação entre os indivíduos sociáveis, possibilita, assim, a melhor compreensão sobre as formas de emprego dos recursos escassos, sua capacidade de influenciar o cotidiano das pessoas e, posteriormente, inferir sobre o surgimento ou atualização das normativas sociais coercitivas.
Ordenamento Institucional tem por finalidade estabelecer um conjunto de normas, em sua grande maioria, geridos pelo estado, com o intuito de organizar as atividades econômicas, tendo em vista que as necessidades sociais são ilimitadas e os recursos para supri-las, por sua vez, são limitados, dessa forma, com a intenção de organizar as relações, surge o conceito dos sistemas econômicos fundamentais, tais como: centralizador, puro de marcado e misto, que determinam o que e como produzir junto à sociedade.
“Instituição é a forma de pensar do homem” O pensamento subjetivo exposto, denota o surgimento da instituição tendo por base o fator jurídico, que estabelece normas para a satisfação de interesses coletivos, ou seja, o homem materializado na forma do Estado cria mecanismos de manter uma convivência justa entre os indivíduos na sociedade, haja vista que o comportamento econômico pode instigar grandes transformações nas relações políticas e jurídicas.

            A microeconomia tem por objetivo analisar profundamente a economia no que diz respeito ao produto, tudo aquilo que é produzido na sociedade, além de compreender a recíproca entre as entidades individuais que compõem a economia, por exemplo, consumidores, empresas e trabalhadores. Os conceitos básicos da microeconômica são a demanda e a oferta, compreende-se demanda o desejo do consumidor em possuir o produto, no entanto, o consumidor busca o produto mais rentável que atenda a sua necessidade, quanto maior o preço menor o consumo, a oferta, por sua vez, analisa a quantidade de produtos, bens ou serviços, disponíveis no mercado, custo de produção e recursos disponíveis, quanto maior o preço maior a quantidade ofertada, afinal, quanto maior a produção maior será o lucro.


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