Acadêmicos do curso de Turismo são premiados pela SETUR

Um total de 12 estudantes de Turismo da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Faculdade Pan-Amazônica (Fapan) foram premiados pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), durante a entrega da 4ª edição do Prêmio “Olavo de Lyra Maia”, na manhã desta quarta-feira (6), na Sala de Recitais do Curso de Música da Universidade do Estado do Pará (Uepa).
Foram agraciados os três melhores trabalhos de conclusão de cursos de graduação em Turismo, em duas categorias: Monografias e Plano de Negócios. A premiação tem como objetivo difundir as produções dos acadêmicos de Turismo, que, além de excelência, apresentem aspectos inovadores na elaboração e proposições.
“Estas são etapas de um processo. Na posição de gestor você precisa ter a sensibilidade de entender o técnico focado na sua atuação, sem perder a visão de todo, do conjunto da obra. É preciso incentivar o empreendedorismo nas academias e faculdades de Turismo, pois as ações deste presente terão ecos no futuro do turismo como atividade econômica. E só é possível uma economia forte se você tiver empresários”, afirmou o secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes.
Para o reitor da Uepa, anfitrião da solenidade, professor Rubens Cardoso da Silva, os projetos apresentados demonstram as oportunidades de alavancar o turismo no estado. “É o reconhecimento do esforço pioneiro desse conjunto de atratividades existentes, que também é motivo de orgulho para nós paraenses”, disse.
O estudante da UFPA, Diogo Domingos Barata dos Santos, autor do trabalho “Gastronomia - Cerveja dos sabores amazônicos como elemento atrativo para o turismo em Belém-PA”, ao lado da colega Brenda Cristina Moraes Lima, primeiro lugar na categoria Monografia, falou da motivação do trabalho. “O tema foi desenvolvido a partir de assunto que nós víamos necessidade, uma demanda de mercado que começamos a perceber na cidade. Então, a gente via que as cervejas artesanais estavam tomando uma proporção muito grande no mercado nacional e também do mercado regional”, contou.
“No trabalho abordamos todas as cervejas que hoje são vendidas ou comercializadas dentro da cidade, como de taperebá, bacuri, açaí, cupuaçu, água de chuva com casca de manga. Ou seja, são vários tipos de cervejas desenvolvidos dentro da cidade, que se tornam ou podem se tornar um belo elemento atrativo da cultura paraense. Hoje, já temos inclusive um festival de cerveja local ganhando proporções nacionais”, revelou.
Já a estudante Ana Karolina Nascimento dos Santos, da Fapan, premiada como o melhor Plano de Negócios, feito em conjunto com Amanda Larissa Alves e Rosa Bianca Gama da Silva, comentou sobre a proposta do trio: “Nosso trabalho é uma proposta de consultoria em turismo e o principal objetivo é trabalhar com inventários da oferta turística, com demandas, ou seja, trazer para cá, deixar aqui no Pará, o capital. Em vez de se contratar empresas de fora, fazer esse capital girar aqui mesmo, com empresas de consultoria locais”, explicou. Ana Karolina contou ainda que, futuramente, após ampliar a formação profissional com especializações, o grupo pretende abrir uma empresa na área.
Outra premiada em Plano de Negócios, Thyelly Auxiliadora Pereira Tuñas, em terceiro lugar com o trabalho Snack Bar Amazon Tchê, contou sobre a ideia de unir o Pará ao Rio Grande do Sul. “A nossa ideia foi unir essas duas culturas, que apesar de tão distantes, as pessoas gostam muito de gastronomia, comer bem. Elas apreciam bastante a culinária paraense, por ser diversificada. Em nosso Plano de Negócios chegamos a montar até dois cardápios utilizando ingredientes dos dois estados de forma bem equilibrada”, contou. O plano foi elaborado com os colegas de Fapan, Jonathan da Silva Araújo e Bruna Soares de Sousa, que já está morando em Pelotas (RS) há cerca de um ano, com o propósito de dar o pontapé inicial ao negócio.
Conheça a relação de todos os premiados da 4ª edição do Prêmio Olavo de Lyra Maia:
Categoria Plano de Negócios
1º Lugar
“Trade Solução e Consultoria em Turismo” – Amanda Larissa Alves, Ana Karolina Nascimento dos Santos e Rosa Bianca Gama da Silva
Instituição: Fapan
2º Lugar
“Agência Viva Turismo” - Jéssica da Silva Paixão e Natalia Crislene da Silva Pereira
Instituição: Fapan
3º Lugar
“Snack Bar Amazon Tchê”- Bruna Soares de Sousa, Jonathan da Silva Araújo e Thyelly Auxiliadora Pereira Tuñas
Instituição: Fapan
Categoria Monografia
1º Lugar:
“Gastronomia - Cerveja dos sabores amazônicos como elemento atrativo para o turismo em Belém-PA” - Brenda Cristina Moraes Lima e Diogo Domingos Barata dos Santos
Instituição: UFPA
2º Lugar:
“A Inclusão da Pessoa com Deficiência um Estudo de Caso no Mirante de São Benedito e a Orla da cidade de Bragança-PA” - Nelis Araújo Gomes
Instituição: UFPA
3º Lugar:
“Àrea de Proteção Ambiental (APA) da Costa de Urumajó: Aspectos socioeconômicos, culturais e ambientais como possibilidades para o ecoturismo na Ilha de Camará-Açu” - Amós Santos Amorim
Instituição: UFPA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LIVROS PARA DOWNLOAD

Maravilhas Turísticas do Nordeste Paraense - Marapanim, Marudá e Crispim.

ESPÉCIES DE INTERVENÇÃO FEDERAL